Skip to content

Soluções em Energia

O sistema de gestão de energia elétrica tem como objetivo principal definir e encontrar variáveis de consumo dentro da indústria que possam ser controladas, viabilizadas e otimizadas, gerando indicadores e recursos que demonstrem eficiência dos fatores que afetam diretamente o consumo e uso final da energia.

Nas indústrias, os pontos principais de desperdício de energia são os motores elétricos, a iluminação e os sistemas de geração de calor ou resfriamento. Estes estão interligados aos métodos de operação, normalização de processos, treinamento e qualificação de colaboradores, de modo que a introdução de novas tecnologias de controle de demanda e correção de fator de potência, remodelação da utilização de máquinas e equipamentos, introdução de procedimentos de manutenção preventiva e capacitação dos colaboradores para a realização das atividades operacionais, além de propiciar a implantação e o acompanhamento de um programa de política energética, estabelecidos para assegurar o cumprimento dos objetivos e o alcance das metas.

As atividades associadas à busca da eficiência energética em uma indústria são desenvolvidas de acordo com as seguintes fases: avaliação, emissão de diagnóstico, tomada de decisão e realização de ações. Dividir o estudo em partes facilita a visualização do problema, a adoção de soluções, além de propiciar dados mais confiáveis do processo.

icone-solucao

       #Futurojá

desenho-projetos-cantos

Busca-se determinar como a energia elétrica é consumida dentro de uma pequena, média e grande indústria, propor uma metodologia para as etapas de diagnóstico, empregar ferramentas de apoio à gestão, analisar os resultados e, dessa forma, oferecer uma solução que vise minimizar os desperdícios e usos não eficientes da energia elétrica.

O uso inteligente e eficiente da energia elétrica, bem como seu tratamento e controle feitos de maneira responsável e racional, geram repercussão para empresários, para a economia e para a sociedade. Cada uma dessas partes se beneficia de uma forma diferente. Para os empresários, há uma redução dos custos operacionais. Na economia, uma maior disponibilidade de energia a impulsiona. A sociedade tem seus recursos naturais tratados de forma correta e adequada, visando à preservação do meio ambiente (ENERGIA BRASIL, 2001).

Diante disso, a implantação de um programa de gestão energética requer mudanças de procedimentos, de hábitos e de rotinas de trabalho, o que, na maioria das vezes, é um obstáculo difícil de ser superado, em virtude da resistência natural que as coletividades oferecem a propostas desse tipo. Torna-se, então, importante e necessário o engajamento da direção superior da empresa junto ao projeto estabelecido e de todo o seu corpo funcional, técnico e administrativo, na busca de um objetivo comum, mediante um trabalho conjunto (Eletrobrás, 2005).

Essas ações constituem o primeiro passo a ser dado por esta empresa rumo à Gestão Energética e, como tal, irá requerer um certo esforço dos colaboradores no que se refere à substituição de antigas rotinas de trabalho por novos procedimentos operacionais.

Diagrama de Causa e Efeito de Desperdício de Energia Elétrica

diagrama-desperdicio-energia

Conheça também

Soluções para:

Nome

E-mail

Telefone

Cidade / Estado

Mensagem

Anexe sua Conta de Luz (.jpg)